O que é e como tirar a Certificação por Competência

4 minutos para ler

Você trabalhou por anos e anos na sua profissão, mas na hora de comprovar a sua experiência e habilidade não tem nenhum certificado para apresentar? Então este artigo é para você! Portanto confira o que é e como funciona a Certificação por Competência.

Primeiramente, é importante lembrar que a legislação brasileira permite que através da análise da sua experiência no mercado de trabalho, você possa ser certificado na sua área.

Desse modo o artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº. 9394/96,  autoriza a Certificação por Competência para pessoas que já têm vivência no trabalho.

Assim você, como candidato à certificação dentro de um curso livre, como Mecânico de Autos e Cuidador de Idoso, por exemplo, tem apenas que apresentar a documentação necessária e comprovar experiência na área, além de fazer o pagamento das custas do certificado.

Cursos Livres

  • Ter experiência comprovada na área*
  • Documentos pessoais (RG, CPF ou CNH)
  • Comprovante de endereço (onde deseja receber o certificado)

*registro em carteira, contrato de trabalho, CNPJ na área ou declaração de próprio punho 

Certificação por Competência também é uma opção interessante para quem deseja ter em mãos um comprovante da sua experiência na área técnica.

Só para exemplificar, profissionais que fizeram carreira como Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Metalúrgica e Técnico em Agropecuária podem ter acesso à Certificação por Competência.

Por conseguinte, após a apresentação dos documentos necessários para a comprovação da habilidade na área, o certificado estará em suas mãos em no máximo dois meses, com o mesmo reconhecimento e peso de um certificado de um curso presencial.

Portanto veja agora os documentos necessários para o processo:

Cursos Técnicos

  • Histórico escolar do ensino médio
  • Certificado do ensino médio ou equivalente
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • RG
  • CPF
  • Título de eleitor
  • Certificado de reservista (para homens)
  • Comprovante de endereço
  • Registro em carteira ou documento equivalente

Uma boa notícia é que a partir do momento em que você está com a sua Certificação por Competência em mãos, o documento será registrado no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Sistec-MEC).

A partir do registro, você pode dar entrada no seu CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais), abrindo, assim, portas para o mercado de trabalho.

Lembrando que o CFT é o órgão que regulamenta a atuação de técnicos em todo o Brasil através das leis 5.524/68 e 13.639/18, além do decreto 90.922/85.

Qual é a base legal da Certificação por Competência?

Atente-se ao conteúdo do artigo 41 da Lei 9.394/96 (LDB):

  • O conhecimento adquirido na educação profissional, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

Certificado abre portas no mercado

Como você já viu neste artigo a comprovação da sua experiência profissional em forma de certificado abre portas no mercado de trabalho.

Desse modo, veja agora as situações em que você pode usar a sua Certificação por Competência.

  • Comprovar experiência em edital de concurso público
  • Apresentar na empresa em que trabalha
  • Divulgar entre seus clientes
  • Apresentar em processo seletivo em empresas
  • Comprovação de experiência

Outro benefício gerado com a Certificação por Competência é a chance real de aumento salarial. Pesquisas indicam que o rendimento sobe em média 50% após a certificação.

Isso é possível porque o certificado pode ser o que faltava para a sua promoção ou uma mudança de emprego para um cargo mais bem remunerado.  

IBQP

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é especializado em Certificação por Competência há 12 anos e já certificou cerca de 26 mil pessoas.

No nosso portal estão disponíveis aproximadamente 1.600 certificações com a chancela do IBQP. Entre no link e confira.

Posts relacionados

15 thoughts on “O que é e como tirar a Certificação por Competência

  1. Sou formado em Administração com Ênfase em Transportes e Logística ( 4 anos), tenho MBA em Gestão Empresarial em Marketing e trabalho na área de Comex/ Logístico aproximadamente 25 anos, dentre esses anos 17 anos vendendo Logística

    1. Olá Cristiano 😊

      Podemos verificar toda sua experiência e ver se há possibilidade de ingressar no processo de certificação por competência na área de técnico em logística.

      Segue nossos contatos (11)98942-0389 e (11)98949-9101

      Estamos aguardando seu contato!👍😊

  2. Além de ser corretor de imóveis certificado, atuo na área de construção civil como mestre de obras e administrador de obras, não sei como comprovar pois faço por contratos sem registros formais

    1. Ola Lorgio 😊

      A experiência pode ser comprovada através da carteira de trabalho, contratos de prestação de serviços ou declaração fornecida pela empresa.Entre em contato conosco a vamos orienta-lo 11) 98942-0389.

    2. Ola Leorgio 😊

      Tem uma ótima experiência entre em contato com nossa equipe, pois comprovando a sua experiência na área pode obter sua qualificação técnica (11) 98942-0389.

    1. Ola, entre em contato conosco que nossa equipe vai orientá-lo sobre as certificações disponíveis em sua área (11) 98942-0389.

  3. Atuo na área de manutenção automotiva a dez anos nas empresas fora cursos e palestras que tenho no meu Curriculum.

    1. Olá Natalício, com essa experiencia comprovada, você pode obter o técnico em Manutenção Automotiva.Para mais informações entre em contato conosco (11) 98942-0389.Vamos ajuda-lo.

  4. Olá! Sou auxiliar de enfermagem desde 2008 e trabalho há 06 anos em um hospital, tenho interesse em certificado de técnica de enfermagem, isso é possível? Mesmo tenho registro apenas como auxiliar?

    1. Ola Luciana 😉

      Claro que é possível entre em contato com nossa equipe que vamos te ajudar a conquistar sua qualificação de técnica em Enfermagem 11 98942-0389.

Deixe um comentário