Como escolher uma instituição de certificação por competência profissional?

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Obter êxito na carreira profissional não é uma tarefa fácil. Alcançar o sucesso exige esforço e disciplina por parte dos colaboradores. Um dos maiores requisitos é ter uma boa qualificação, a capacitação adequada e dominar os conhecimentos necessários para exercer a profissão com maestria.

Nesse sentido, a certificação por competência profissional é uma ótima opção para agregar valor ao seu currículo. Trata-se, ainda, de uma porta de entrada para o mercado de trabalho e uma forma de se destacar nesse meio cada vez mais competitivo e acirrado.

Neste artigo, você vai conhecer os principais fatores que devem ser considerados na busca por uma instituição de certificação por competência profissional. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!

O que é a certificação por competência profissional?

A certificação por competência consiste em uma aferição que é concedida a profissionais que comprovem experiência na área de atuação. Para isso, é necessário comprovar conhecimentos teóricos e práticos da área em que deseja obter o reconhecimento profissional. Nesse sentido, é importante notar que não é um curso, mas uma espécie de aferição profissional que se torna um verdadeiro diferencial para a carreira do indivíduo.

Essa certificação encontra previsão legal no art. 41 da Lei nº 9.394/96 (regulamentação legal que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Confira a redação do dispositivo: “O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.”

Como escolher a melhor instituição de certificação profissional?

Escolher a melhor instituição para obter a certificação profissional nem sempre é fácil. Confira algumas características que devem ser observadas.

Expertise

A instituição deve ter competência ou a qualidade de especialista no mercado. E principalmente reconhecimento do MEC e registro no SISTEC. Trata-se de uma forma de assegurar a validade do diploma e dos serviços que são oferecidos, além da observância de princípios específicos de gerenciamento que fazem uma grande diferença nos resultados oferecidos.

Tempo de atuação

Analise se a empresa já tem experiência consolidada no ramo de certificação profissional. O ideal é buscar uma instituição renomada que já atua há alguns anos dentro do mercado de capacitação teórica e prática dos profissionais.

Credibilidade no mercado

A confiança e a credibilidade da instituição fazem toda a diferença para um profissional que está em dúvida entre qual entidade escolher. Nesse sentido, o IBQP é uma ótima opção de instituição idônea, além de ser um instituto certificado pela ISO 9001:2015.

Qual é a importância de ter um certificado de formação profissional?

Nos dias atuais, a certificação por competência profissional é um verdadeiro requisito para o crescimento do profissional no mercado. É possível utilizá-la como um diferencial competitivo na busca por promoções na empresa ou até mesmo na pesquisa de um novo emprego.

Atesta o domínio de conhecimentos técnicos

Em primeiro lugar, o certificado atesta que o profissional apresenta bons conhecimentos sobre a área — nos campos teórico e prático. Trata-se, assim, de um instrumento que proporciona veracidade e legitimidade, além de trazer confiança e credibilidade para o indivíduo, ou seja, comprova que ele realmente tem a capacidade de desempenhar tarefas específicas.

Esse documento de comprovação profissional indica a habilidade em uma determinada área do conhecimento, além de atestar formalmente que o indivíduo fez parte de um processo de formação e aquisição de competências específicas em um certo segmento de atuação.

Melhora a imagem do profissional

Além disso, é um instrumento que agrega valor e melhora a imagem do candidato em uma entrevista de emprego e em diversas outras situações. Afinal, os recrutadores buscam profissionais com alta qualificação, e as certificações são uma ótima maneira de mensurar o conhecimento e a capacidade técnica de um indivíduo.

Também é uma maneira de traçar o perfil do profissional, já que a certificação demonstra que seu titular está buscando evoluir e aprimorar as habilidades de forma contínua.

Aumenta as chances de conquistar cargos melhores

A certificação é uma forma de viabilizar o recebimento de promoções dentro da empresa. Afinal, a qualificação faz toda a diferença para o profissional que tem a ambição de alcançar cargos superiores dentro de uma instituição, além de ser uma maneira de conseguir uma recolocação dentro do mercado.

Nesse sentido, a certificação é uma forma de atestar que o profissional está tecnicamente apto para executar as funções que o cargo exige, podendo ser tanto em uma função do setor privado quanto da área pública. De fato, muitas empresas e órgãos do governo estabelecem planos de carreira para seus funcionários. Sendo assim, eles determinam a ascensão de cargo do profissional mediante vários elementos, como qualificação, desempenho na função e tempo de serviço.

Pode aumentar o salário

Algumas empresas estipulam aos profissionais a obtenção de certificações específicas como um pré-requisito para o aumento de seu salário. Quanto mais alta a qualificação do indivíduo, maiores serão as chances de ele desempenhar um bom trabalho e trazer mais ganhos para a empresa.

Além disso, há o fato de que esse profissional se torna um verdadeiro talento para a empresa. Assim, os gestores desejam manter esse colaborador dentro da instituição para que ele não seja contratado por instituições concorrentes, por exemplo. Dessa forma, se torna necessário aumentar o salário e oferecer algumas bonificações, como vale-alimentação, auxílio transporte, convênio médico e odontológico, voucher para atrações culturais, entre outros benefícios. Trata-se de uma forma de atrair e manter o profissional interessado e motivado em permanecer na empresa.

Obter um certificado em uma instituição de certificação por competência profissional é uma maneira de formalizar os conhecimentos teóricos e práticos. Isso permite abrir caminhos para a construção de uma trajetória profissional de sucesso, por meio do reconhecimento e obtenção de promoções na carreira, como salários mais altos, bonificações e cargos superiores dentro da empresa.

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